ATUALIZADA ÀS 09h25 – Nos últimos dias, a área do Portão do Inferno (Rodovia MT-251 / Cuiabá / Chapada dos Guimarães), nos trechos dos Kms 42 ao 48, tem passado por bloqueios decorrentes das fortes chuvas que ocasionam deslizamentos de terra no paredão, resultando na interferência do Estado para garantir a segurança do trânsito no local. Já ocorreram três deslizamentos em menos de 30 dias.

O Ministério Público do Estado (MPE) afirmou nesta quarta-feira (27) que ainda não cabe nenhuma intervenção do órgão na situação do trecho da Estrada da Chapada, a MT-251, que liga Cuiabá ao município turístico.

Através de nota, o promotor de Justiça plantonista que responde por Chapada dos Guimarães (68km de Cuiabá) explicou que, no momento, não cabe intervenção do MPE, uma vez que o monitoramento está sendo devidamente feito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e que a deliberação sobre eventuais interdições cabe ao Executivo.

No dia 12 de dezembro, após os primeiros registros de deslizamentos no Portão do Inferno, o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência entre os km 42 e 48 da MT-251. Com isso, a Sinfra ficou autorizada a realizar as intervenções e obras necessárias de resposta ao desastre, incluindo a reabilitação estrutural da área atingida.

Já nesta semana, devido às condições climáticas desfavoráveis, com chuvas intensas que poderiam ocasionar novos deslizamentos, a Sinfra chegou a novamente interditar totalmente o local.