Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Primavera realizou uma abordagem social oferecendo suporte às pessoas em situação de rua na cidade. Com a participação da Secretaria da Saúde, Assistência Social, forças de segurança, voluntários e diversas entidades, essa ação foi uma resposta diante do aumento significativo de indivíduos nessa condição. Ao longo do dia, cerca de 80 pessoas foram abordadas e encaminhadas ao Albergue Municipal.

A ação teve início por volta das 4h30 da manhã e se estendeu ao longo do dia, contemplando áreas-chave como a Pista de Caminhada, rodoviária e Feira Municipal. As abordagens foram conduzidas de maneira criteriosa, primeiramente pela polícia para garantir a segurança, seguida pela assistência social, que encaminhou os indivíduos para o transporte voluntário em direção ao Albergue Municipal.

A Secretária de Assistência Social, Leninha Riva, destaca a urgência da intervenção, ressaltando que a cidade vem enfrentando um aumento expressivo no número de moradores em situação de rua. Essa ação foi planejada para oferecer suporte imediato, encaminhando-os ao abrigo para triagem.

Aqueles que desejam retornar às suas cidades serão direcionados, enquanto os que necessitam de intervenção serão encaminhados a clínicas de recuperação ou terapêuticas. Riva explica que a Secretaria de Saúde realiza triagens e testes rápidos, identificando enfermidades imediatas e disponibilizando especialistas como psicólogos e psiquiatras para encaminhar internações, tanto voluntárias quanto compulsórias, bem como médicos para atender às necessidades desses indivíduos de maneira completa durante a ação.

O vice-prefeito, Ademir Goes, destaca que a equipe de assistência social já realiza esse tipo de trabalho ao longo do ano, embora nem todos os indivíduos estejam dispostos a receber ajuda. Para abordar essa questão, foi realizada uma reunião com representantes do Ministério Público, Judiciário, Promotoria e forças de segurança.

Goes reforçou que a intervenção visou não apenas retirar os moradores das ruas, mas também oferecer triagem, tratamento e assistência ampla. A ação inclui a oferta de documentos para aqueles que necessitam, apoio para o retorno às suas famílias e lares, além de auxílio direcionado para aqueles que estão em necessidade. E ainda, foram ofertadas vagas de emprego, através do SINE (Sistema Nacional de Emprego).

A gestão municipal demonstra não apenas preocupação com a população economicamente ativa, mas também com os menos favorecidos, oferecendo apoio constante e verificando as necessidades desses indivíduos em situação delicada. Muitos acabaram nessa condição por problemas pessoais, familiares ou dependência química, e a cidade está comprometida em fornecer apoio e oportunidades para aqueles que necessitam reconstruir suas vidas.

Confira um pouco de como foi a ação:

DA: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.