DO G1 MT 

Situada na região de fronteira com a Bolívia, Cáceres, a 220 km de Cuiabá, foi incluída na lista “cidade gêmea” e pode se tornar polo comercial em Mato Grosso. A portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional com a inclusão do município foi publicada no Diário Oficial de 24 de abril.

O conceito de “cidade gêmea” se caracterizam pela integração urbana com países vizinhos e permite o livre comércio na região fronteiriça. Dessa forma, Cáceres poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos.

De acordo com o prefeito Francis Maris Cruz (PSDB), com esta denominação, o município poderá ter um “Free Shopping”, composto por lojas aptas a comercializar produtos importados do país vizinho, no valor de até 300 dólares.

“Dessa maneira, várias pessoas vão poder visitar Cáceres para fazer compras de produtos com preços mais acessíveis. Essa nova condição somada à visitação turística, vai possibilitar o incremento da economia no município”, afirmou o prefeito.

Outro setor que deve receber investimentos, segundo ele, é a segurança, uma vez que será necessário um aparato maior, diante do aumento no fluxo de pessoas e na circulação de dinheiro.

Segundo o historiador e pesquisador Alfredo da Motta Menezes, em todo o país, há 33 municípios considerados “cidades gêmeas”.

Na portaria não foi indicada a cidade que seria “gêmea” de Cáceres, mas supõe-se que seja San Matias, município da Bolívia, que fica há 100 km de distância.